sexta-feira, 30 de julho de 2010

UBUNTU

Eu aprendi esta palavra num filme muito bonito sobre a África do Sul. Ubuntu traz o conceito de que "eu sou quem eu sou por causa de quem todos nós somos". Mandela ensinava mais: fazemos parte um do outro; quando alguém fere a mim, fere também você, fere todos neste mundo e também ele próprio; nós não estamos sozinhos neste mundo.

Foi com esses princípios na mente e no coração que os negros perdoaram os horrores que sofreram dos "africaners": "fale-me porque fez isto para eu poder perdoá-lo", eles pediam. A verdade libertava e os criminosos eram absolvidos.

Será que essa palavra - Ubuntu - tem a ver com a cultura brasileira? Vamos pensar naqueles que foram roubados no útero. Roubaram o esparadrapo do hospital, os remédios, as vitaminas do pré-natal; depois roubaram a merenda escolar, pagaram aos pais deles salários que não davam para os cadernos, muito menos para os livros. E quando eles cairam no mundo, ouviram bem alto: "aprendam a pescar", mas nem ao menos lhes disseram onde ficava o rio.

E essa legião de roubados no útero conseguiu produzir muitos cidadãos que, pasmem todos, não são criminosos. Lutam pela vida, querem dar aos filhos o que não tiveram e abaixam a cabeça quando são discriminados, em concordância: "eu perdoo os que me roubaram porque é assim mesmo - eles receberam ordens do seu ambiente cultural". O perdão liberta e os injustiçados seguem em paz...

2 comentários:

  1. O perdão não está so na esfera em relação ao outro, mas a si mesmo perdoar-se elos males que fizemos a nos mesmos: excesso de drogas (inclisive medicações utilizadas em excesso para emagracimento), abuso de coca cola, excesso de trabalho, esquecer um bom dia a quem precisava ouvir um.

    Por outro lado ubuntu também é o nome dado a uma das inerfacies do LINUX concorrente brasileiro da microsoft, numa tentativa de nos libertarmos de softwares caros.

    ResponderExcluir