domingo, 11 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM (6)

__ Muitos conhecem os efeitos da depressão, mas poucos os da euforia causada por crises de bipolaridade. Você pode descrevê-la?

Eu gostaria de ser um psiquiatra para poder explicar melhor. Vou dar um exemplo hipotético. Começa com uma mania qualquer. Você pode ver uma luzinha insignificante e começar a achar que ali tem um duende conversando com você ou algo assim. Se não for ao médico correndo (demorei anos para saber que é preciso ir ao médico correndo), o negócio se alastra na sua cabeça. Daí a pouco o duende já virou um gênio e o gênio lhe dá idéias geniais e você passa a achar que é a pessoa mais genial do mundo, pode passar a alguma ação que lhe coloque em ridículo, pode até dar algum prejuízo à família, pois fica entusiasmado para comprar coisas de que não precisa. Enfim, você se sente bem demais e os que estão à sua volta se sentem mal com as suas declarações e as suas atitudes.

Eu digo no livro: jamais criei alguma coisa em estado de euforia que fizesse sentido depois de algumas gotas de Haldol. Haldol é o remédio que eu tomava para baixar o facho.

Um comentário:

  1. Oi, bom dia.

    Sou bipolar. Fui diagnosticado com a "doença" aos 15anos. Hoje tenho 21.
    Comprei seu livro ontem, mas ainda não o li. Estou terminando um livro de Terri Cheney - BIPOLAR Memoria de Esxtremos. É muito bom, indico a quem quer que seja.

    Ainda tenho dificuldades pra aceitar que dependerei de um remédio diário por toda a vida para ter a certeza de que o riso ou o choro é causado pela emoção do momento. Também tenho dificuldade em compartilhar meu problema com as pessoas. Pouquissimas sabem, na verdade só as que eu amo mais vc :).

    Bom, já que vou ter que conviver com isso tenho estudado e pesquisado sobre o assunto. Também gosto de escrever, tenho algumas cronicas publicadas em meu blog, mas não sei se terei coragem de escrever sobre minha bipolaridade, talvez quando chegar aos 40 anos. rsrs

    Gostei do seu blog, provavelmente gostarei do livro. Admiro a forma como você expões a situação, como se manifesta sobre o assunto.

    Agradeço por falar sobre o que eu tanto preciso saber.

    Se puder faz uma visita ao meu blog. Ficarei feliz. Acabei de me tornar seu seguidor.

    http://www.pauloleandro-ap.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir