segunda-feira, 26 de julho de 2010

ESPIRITUALIDADE TAMBÉM AJUDA

Eu digo no meu livro que não sei rezar. Não consigo compreender a lógica das divindades, assim como nos explicam as religiões, portanto não consigo sentir Deus. Mas acho que tantos povos já experimentaram as mais diversas manifestações espirituais, que Ele deve existir mesmo. Não sei como, mas deve.

Também acredito que as religiões, enquanto puras, sejam benéficas para todos nós. Eu fui criado na religião católica e, por influência do filósofo Bertrand Russel, me tornei agnóstico ainda adolescente. Mas voltei a buscar apoio espiritual na fase adulta, principalmente em virtude de algumas crises financeiras. Dá um nó no estômago ir pra cama sem saber como ganhar o pão do dia seguinte.

Numa dessas buscas, veio a idéia: por que Jesus jamais é retratado sorrindo, você sabe? Ou Ele está sofrendo, ou com a fisionomia grave, ou plácido. Em raríssimas vezes, um desenho sugere um ligeiro sorriso. E como deveria ser o mundo para que Jesus abrisse o seu sorriso? Como nós deveríamos agir para que Ele sorrisse largamente. Pensando nisso, eu e os amigos de sempre - Luiz Aguiar, Azambuja e Tavito - criamos um projeto chamado O Sorriso de Jesus. Previmos episódios de TV, histórias em quadrinhos, CDs e um monte de produtos. Mas tudo deveria começar com uma missa, musicada do início ao fim, bem alegre, como nunca se fez.

A idéia andava bem em certos setores da PUC-RJ. O pároco e teólogo de lá estava entusiasmadíssimo (para quem ainda não sabe, essa palavra significa "com Deus dentro de si"). Mas como me disseram depois, "esbarramos nos capuchinhos". Por que será que eles não querem sorrir durante as suas orações?

Se as missas fossem mais alegres, tivessem mais apelo para o nosso tempo, talvez eu voltasse. E talvez sentisse.

3 comentários:

  1. Olá Marcelo!
    É verdade, por que não O querem sorrindo?
    Acho que esse sorriso, essa alegria iria curar muita gente.

    Mas por que eles não querem sorrir em suas orações? Será que o peso das milhares de mortes que a Igreja Católica empreendeu nesses dois mil anos de história não os deixa sorrir? Como as cruzadas e a santa inquisição, por exemplo.

    Bem... um dia acho que esse mau humor passará. E aí quem sabe, Marcelo!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não sei a razão. Ninguém me explicou.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Porque, tal como Jesus eles t~em a consciência da dor humana, sofrem pela fragilidade humana, sofrem pela impiedade dos descrentes; sofrem pela incompreensão da sua doutrina.

    Não se trata de mau humor, mas um desprendimento da fascinação ( como dizem os espíritas), sorrir diante dos fatores acima seria hipocrisia, ou mascaramento dessa dor.

    O que não obriga padres, e demais religiosos de sorrirem (exceto os capuchinhos e afins). Porém há atualmente a renovação carismática, que já colocam música, dança e alegria em missas. Exemplos disso são os padr4es como fabio de melo, marcelo Rossi, Reginaldo, José Maria, etc.

    ResponderExcluir