terça-feira, 27 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM (11)

__ Após todos esses anos convivendo com o transtorno bipolar, o que você aprendeu?

Aprendi a controlar algumas características ruins da minha personalidade. Por exemplo: achar que eu era muito inteligente, que sabia mais que os outros, que deveria fazer valer os meus pontos de vista. Acho que melhorei muito nesse ponto, mas ainda há muito que melhorar. O principal é saber ouvir, buscar compreender a razão dos outros. Quando a gente percebe que as nossas idéias não são únicas, muito menos as melhores, passa a conviver muito mais facilmente. E a compreensão também inibe uma certa propensão para a violência, mesmo que verbal.

Outro fator importante é o ilusionismo. Apesar de controlado pelos medicamentos, eu posso ser propenso a me iludir com as próprias idéias, ou com as minhas possibilidades de sucesso futuro. Tanto pelo exercício mental, como pelas porradas da vida (estou com 62 anos), aprendi muito nesse aspecto. Estou bem mais racional.

Um comentário: