domingo, 25 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM (10)

__ Como é o seu processo criativo e de que maneira a bipolaridade influencia nele?

A transpiração é a maior parte, e isso não é só para bipolares, Estudo, pesquisa, raciocínio lógico - sem conhecimento e trabalho não há como desenvolver bem as criações. A bipolaridade é apenas uma inquietação criativa, no meu caso. Eu quero o novo, sempre. E vou relacionando conhecimentos para buscar a originalidade. Quando acredito na idéia, aceito correr riscos. É aquela característica do bipolar ousado.

Vejamos o caso do cometa Halley, que toma boa parte do meu livro. O processo ocorreu assim:
1. fiquei sabendo que o cometa ia passar, ia inspirar músicas e souvenirs.
2. na época, eu estava trabalhando na Hollywood Sport Line. Uma marca de cigarros estava se diversificando em vestuário e artigos promocionais para venda.
3. relacionei as duas informações: o nome do cometa poderia servir para inúmeros produtos.
4. transpirei: era preciso criar personagens inspirados nele, para que os produtos não morressem logo após o evento.
5. transpirei de novo: fiz o plano de marketing, previ das histórias em quadrinhos às camisetas; dos chicletes às jóias da H, Stern.
6. busquei apoio: Luiz Antonio Aguiar desenvolveu todas as histórias em quadrinhos e para TV; Lielzo Azambuja criou os desenhos, fez toda a direção de arte; Aécio Flavio fez a música; Luiz Felipe Tavares entrou de sócio, trabalhou duro na comercialização e financiou.

O processo criativo foi contínuo, durante alguns anos. E não foi só meu. Só faltou combinar com o cometa, que prometeu cobrir dois terços do céu e apareceu fraquinho, fraquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário