quinta-feira, 22 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM (8)

__ Que fatores contribuem para a eclosão de uma crise?

No meu caso, negligência em administrar os medicamentos, ou a falta de sono durante algumas noites por excesso de trabalho ou de festas, tanto faz. É importante notar que a cabeça de um bipolar já é inquieta por natureza. Se os fatores externos também são agitadíssimos e se quem tem o transtorno não descansa, a crise pode aparecer a qualquer momento. Sabendo disso, não entro em crise há muitos anos.

Mas vamos reparar que as pessoas reagem de forma diferente. Tem bipolar que dorme 4 horas por noite e não sente falta de mais sono. Por outro lado, situações de grande estresse ou perdas emocionais sérias podem desencadear uma crise. Conheci uma moça que, em curto espaço de tempo, perdeu os pais, a madrinha e separou do marido. É muito. A primeira crise de bipolaridade dela veio daí. Foi uma depressão misturada com euforia e ela teve que ser internada.

2 comentários:

  1. Caro Paulo. Gostei muito do seu blog, já estou seguindo. Você tem muito conteúdo e quanto mais sabemos, melhor nos conhecemos. A propósito, recomendo "Temperamento Forte e bipolaridade", do psiquiatra Diogo Lara, que me pareceu muito competente.
    Quanto ao problema existencial de ter que tomar remédios pelo resto da vida, vale lembrar que não somos os únicos. Quem tem pressão alta ou tem diabetes também toma.
    Mais importante ainda é saber que as crises duram menos do que os períodos controlados. E que as nossas características de personalidade podem ser muito positivas quando estamos controlados.
    Abs,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Marcelo, que bom que gostou do meu blog.
    Lerei o livro que indicas sim. Concerteza.

    abraços.

    ResponderExcluir