quarta-feira, 21 de julho de 2010

A ESTRELA, O GORDO E O NEGRINHO

Esta crônica é politicamente incorreta mas, infelizmente, reflete uma realidade quanto aos nossos preconceitos. E me ensinou muita coisa.

Era uma ponte aérea São Paulo-Rio, a cantora tinha um lugar marcado lá no fundo do avião. Não estava nem um pouco satisfeita, viu alguns lugares vagos e pediu para trocar. Ao que um comissário tipo estagiário se prontificou.
__ Os assentos estão livres minha senhora, pode escolher o que quiser.
Estavam nada. Ainda havia passageiros entrando.
A estrela abundou-se no corredor da primeira fila e, logo depois, chegou o dono do assento: um gordo, muito gordo. Que me perdoe, mas a gente olhava pra ele e tinha aquela sensação de desleixo e que, de alguma forma, onde quer que ele ficasse ia incomodar alguém. Quando viu o seu lugar ocupado, murmurou um aborrecimento para o pessoal da companhia e voltou. Também, pudera. Tinha reservado aquele lugar com antecedência porque ali teria mais espaço. Daí a pouco veio outro funcionário e se dirigiu para a celebridade:
__ A senhora não pode ficar aí, o lugar está marcado.
__ Mas aquele outro garoto disse que o assento era livre, eu não quero ficar naquele lugar lá no fundo.
__ Sinto muito, mas a senhora não tem o direito.
__ Olha como você fala comigo, hein rapaz!
O gordo estava voltando, sacou o problema e disse para o comissário.
__ Você me arranja só um corredor, só isso.
Foi quando um negrinho com jeito humilde pulou para a fila do meio e cedeu o corredor para o gordo, que se encaixou na cadeira com esforço, suando, e deixou uma parte das banhas para cima do garoto. Mas o gordo tinha fairplay. Com a maior dificuldade do mundo, sacou um caderno de dentro de uma mochila que estava a seus pés e pediu um autógrafo pra cantora. Ela deu, mas nada de desculpas. Quando chegamos ao Rio, a comissária sorteou um bom pen-drive entre os passageiros. Coisa útil. Eu gostaria de ganhar. Pois não é que o gordo foi sorteado? Ato contínuo, deu o pen-drive para o bom negrinho:
__ O assento sorteado foi o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário