quarta-feira, 14 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM (7)

__ De que forma a família te ajudou e ajuda a enfrentar a doença?

É a minha esposa. Ela acompanhou todas as minhas crises, me conhece muito bem. Ao primeiro sinal de problema ela dá o alarme. E eu obedeço na hora. Segundo o Dr. Diogo Lara, com quem conversei em Porto Alegre, a família é fator importantíssimo para ajudar quem é bipolar. Mas nem sempre quem tem o transtorno quer ouvir. Obedecer à família quando surgem os primeiros sintomas é sinal de inteligência.

2 comentários:

  1. Isso quando a famíolia tem condições de ajudar, e quando digo isso não me refiro em conehcer a doença, mas a pessoa acometida por ela, o que muitas familias se equivocam ai: procuram conehcer a doença, e talvez uma boa mudança de comportamento, ela acredite ser mania se estudar apenas a doença e não querer conehcer o paciente.

    continuarei seguindo e comentando no blog, tenho transtorno bipolar também me trato há 5 anos...

    http://liliangoncalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento é a base da sabedoria - e esta verdade é repetida há séculos. Quanto mais nós e as nossas familias conhecermos as características do transtorno, quanto melhor soubermos onde encontrar apoio profissional competente, melhor poderemos conviver com os nossos problemas e melhor poderemos tirar proveito das características positivas do nosso temperamento.
    Saúde!
    Marcelo

    ResponderExcluir