quinta-feira, 29 de julho de 2010

SOMOS TRIPOLARES?

Uma leitora escreveu reclamando que o meu livro tinha pouca coisa de bipolar, eram mais crônicas de um publicitário. Imagino que, no entendimento de muita gente, o bipolar ou está deprimido ou está eufórico, e só isso interessa saber.

Engano. Raciocine comigo: se um sujeito é míope, ele coloca os óculos apropriados e passa a enxergar muito bem, certo? Mas ele não deixa de ser míope. Conosco é a mesma coisa: fazemos o tratamento mais adequado e o nosso comportamento passa a ser normal. Mas não deixamos de ser bipolares, com vários traços bem marcantes de personalidade.

Então, poderíamos dizer, como leigos, que somos tripolares: deprimidos, eufóricos ou estáveis. Quando estáveis produzimos muito bem, vivemos normalmente em sociedade, em família ou no trabalho. É isso que o livro mostra. Todas as crônicas são de um bipolar. Ou tripolar, como queiram.

OBS: a leitora também disse que eu estava usando de uma doença incurável para ganhar dinheiro. Em primeiro lugar, não é uma doença, é um transtorno de humor. Em segundo lugar, não vivo de vender livros e este blog pode ser lido por todos, sem qualquer pagamento.

7 comentários:

  1. Concerteza essa leitora se equivicou... E não é dificil demostrar. O título do livro é Cronicas de um Bipolar. Bipolar é um adjetivo do Autor e não o foco das cronicas.

    Particulamente gostei do livro e dos textos publicados no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que seja equivoco da leitora, pode ser que ela apenas interpretou de uma forma diferente o titulo do texto e ao ler nãoa tendeu suas expectativas. Várias pessoas entram e saem em sites, livrarias, bancas de jornal ou afins em busca de explicações, alivio para suas angustias, e dentre elas pode estar o transtorno bipolar. Assim leem o que rpecisam ler, e não o que o autor quer passar.

    O título do livro dá duplo sentido, o que não é ruim ( pelo contrário), pode ser cronicas elaboradas por um bipolar, ou crônicas sobre bipolaridade. Somente lendo o livro é que se percebe do que se trata. Daí pode vir a frustração.

    Outra questão é sobre ganhar dinheiro usando uma doença incurável. Ora quantas pessoas não existem ganhando dinheiro em cima de males incuráveis? Não é errado ainda mais no contexto de transtorno mental , já que há exclusão preconceito, e muitas vezes isso limita a pessoa a tal ponto que ela precisa arrumar alternativas de sustento ( o que é mais agravantes em cidades pequenas).

    Errado seria utilizar da doença para ganhar dinheiro as custas do mal do outro, prejudicando-o, como observamos inúmeros chats, videochats, que utilizam da carencia, solidão, depressão, dentre outros males para ganharem dinheiro, sem dar nada em troca, a não ser piora do quadro.

    Sendo assim acredito que a respectiva leitora não seja merecedora de criticas, talvez ela recorreu ao livro buscando apoio, ajuda, e simplesmente se decepcionou ao ver que sua expectativa não foi atendida.

    Talvez ela seja uma pessoa acometida por transtorno, e está numa fase maniaca e simplesmente atacou o autor, num movimento de desabafo e não para gredi-lo gratuitamente.

    É importante não apenas nos defendermos, mas buscar conhecer o que está além do horizonte vislumbrado.

    ResponderExcluir
  3. Só pra constar... se vc interpreta mal vc comete um equivico. rsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que ela estava num mau dia, Marcelo.

    Há mt tempo eu também achava que um bipolar ou estava deprimido, ou eufórico. Mas que acima de tudo ele era uma pessoa insatisfeita full time.

    Hoje já olho com outros olhos. Com todo tratamento que existe e esclarecimento, o bipolar só estaciona no mau humor se ele quiser.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. so se comete equivoco quanbdo se tem propriedade de causa ( conhecimento sobre). errar pode ser passivel a um intelectual ou ignorante ( leigo). enquanto equivoco não.

    lembrando que equivoco é uma falácia. o uso de uma palavra com significado diferente do que seria apropriado ao contexto.

    ela não sabia do que se tratava. fez um pré-conceito, um pre julgamento. Equivoco podemos dizer que é o nome do livro, é ambiguo, permite duplo sentido. E se pensarmos dessa forma, n~]ao foi nem mesmo erro, ou equivoco dela, já que o autor permite essa ambiguidade, so que ela acreditou numa proposta, quanto na verdade a outra era válida.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Uma aula! ;D

    Dicionário Aurélio

    Equivocar: [Do latim equivocare] 1. Induzir em equivoco ou ENGANO. 2. confundir-se, ENGANAR-SE.

    Dicionário Michaelis

    Equivocar: 1. Induzir alguém a en­gano pelo uso de linguagem equívoca ou ambígua. vtd 2. CONFUNDIR UMA COISA ou pessoa com ou­tra. vpr 3. Dizer uma coisa por outra; ENGANAR-SE.

    Dicionário Priberan

    Equivocar: Tomar uma coisa por outra; confundir; fazer enganar; enganar-se.

    Sinônimos de Equívoco

    Equívoco: desacerto, engano, erro e incorrecção

    :D
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Acho que a doença deveria mesmo se chamar de Tripolar. Sou mãe de um bipolar mas posso dizer que é um tripolar: depressivo, eufórico e agressivo.

    ResponderExcluir