quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A PRESSA

Uma das palavras que mais se ouve hoje em dia é estresse. E o estresse é crítico para nós, bipolares.

Administrar as pressões da vida é uma das formas de evitar o estresse e saber avaliar o sentido da urgência é fundamental. Afinal, quando o telefone toca, devo correr para atender, ou andar normalmente? Quando toca o celular, ou quando chega um e-mail, a resposta precisa ser agora ou posso deixar para depois? Até que ponto as urgências dos outros devem se transformar em urgências para mim? O simples fato de questionar já transforma muitas ansiedades em calmarias.

Vejamos um exemplo:
Estamos falando da filial Curitiba de uma empresa multinacional sediada no Rio de Janeiro. Naquele tempo não havia celular, nem fax, nem telex, nem computador, muito menos e-mail. Apesar de todas essas carências, os negócios funcionavam normalmente. Não eram tão competitivos como hoje mas, afinal, quem é que precisa de competição? Eu prefiro cooperação, e você? Bem, havia o telefone fixo, mas era caro. Então, a comunicação entre matriz e filial se fazia preferencialmente por malote. E quando chegava o malote na sexta feira, o gerente de Curitiba raciocinava: se não telefonaram, é porque não é urgente. Eu só vou abrir esse malote na segunda. Pode ser que venha alguma carta desagradável, não vou deixar esses caras estragarem o meu final de semana...

Você teria essa calma toda?

2 comentários:

  1. no caso específico acho que a cogitação não se insere apenas em ter calma ou nçao, mas a responsabilidade profissional... pooderia vir algo desagradável, ou ao contrário disto, alguma atividade que poderia ser resolvida e não se deixar acumular para um outro dia que poderia sim ser mais atribulado... enfim, é questão de parar e refletir sobre pós e contras, independente de tempo. afinal o tempo não é uma ordem cronologica sobre o ser humano, e sim a razão atuando com uma orientação cronológica.

    ResponderExcluir
  2. Ai meus sais de banho, como vc aguenta Marcelo, acho q vc deveria filtrar os comentários, amei seu blog, mas alguns comentários ilógicos funcionam como agente estressor pra mim. (se vc optar por filtrar, talvez nenhum comentário meu será publicado).
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir