segunda-feira, 23 de agosto de 2010

É TUDO VERDADE

Antes de entrar no post de hoje, gostaria de responder a alguns leitores que me questionam: aqui ou no meu livro, todas as histórias que eu conto são verdadeiras. Posso trocar nomes ou lugares, mas as situações aconteceram de fato e vocês podem fazer seus comentários pensando nisso. Não são situações hipotéticas.

Hoje eu vou falar sobre um padre, durante uma cerimônia de casamento. Procurando argumentar sobre a busca da felicidade na vida em comum, ele afirmou: "ninguém nasce virtuoso, a virtude deve ser cultivada". Fiquei pensando nos meus netos. Um deles certo dia me saiu com a seguinte pérola:
__ Eu não gosto de jogar futebol porque eu não quero tomar a bola do meu amigo.
Por extensão, ele também não gostava de lutar judô, enfim, parecia que ele só queria fazer o bem. Mas na hora de brigar para tomar os brinquedos das mãos dos irmãos, ele não era tão bonzinho assim.

Na vida, alternamos condições emocionais muitas vezes opostas. Então, vale lembrar Pierre Lévy: a educação e a cultura nos tornam mais humanos. Penso que é isso mesmo. O aprimoramento vem de todas as formas de educação que pudermos ter, na escola ou na vida, e da nossa vontade de auto conhecimento e aprimoramento.

Estou muito longe de ser virtuoso, mas depois de 62 anos de vida, posso testemunhar que o desejo de me conhecer melhor ajudou muito para que aquelas pílulas de carbonato de lítio fizessem o efeito desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário