segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O TRIPOLAR CAUSOU POLÊMICA

Uma leitora criticou meu livro, afirmando que as crônicas eram de um publicitário e não de um bipolar. Então, postei um esclarecimento, onde colocava a possibilidade de sermos tripolares, em linguagem leiga: deprimidos, eufóricos, estáveis.. Alguns seguidores se manifestaram e eu gostaria de oferecer mais algum material para a nossa reflexão.

Vamos começar por uma afirmação do psiquiatra Elcio Carvalho Junior: "a bipolaridade influencia a personalidade". Como eu procurei dizer antes, medicados ou não, o grupo dos bipolares pode apresentar características semelhantes. E elas se alteram quando sofremos transtornos de humor.

Vejamos o que diz o Dr. Diogo Lara, em "Temperamento forte e bipolaridade" (Ed. Saraiva):
quando estável, o bipolar pode ser criativo, original, ousado. Mas, se entrar em crise, pode quebrar regras desnecessariamente e passar a inconsequente. Sua grande energia, que é benéfica, pode entrar em descompasso, gerando isolamento, impaciência, até cargas explosivas. Sua sinceridade e autoconfiança podem caminhar para a arrogância, sua competitividade pode se tornar desleal. A liderança se transforma em autoritarismo, a busca de novidades e sensações pode levar ao abuso de drogas, a iniciativa vira impulsividade, e assim por diante.

Em suma, nenhum bipolar deixa de ser bipolar só porque tomou lítio pela manhã e à tarde. A personalidade, que é exclusiva de cada um de nós, se desenvolve devido a n fatores e é influenciada pela bipolaridade, mesmo quando estamos estáveis. O que muda nas crises é o estado de humor. E o que o meu livro procura mostrar é que um sujeito bipolar pode levar uma vida normal, agradável e divertida, e se aproveitar das suas características positivas para tentar o sucesso, não apenas material. Então, quando falo de mim, todas as crônicas são de uma personalidade influenciada pela bipolaridade, mesmo que eu não estivesse em transtorno.

A pergunta continua: fiz porque era bipolar, ou qualquer um faria? Acredito que qualquer um, bipolar ou não, tem potencial para fazer, mas no meu caso foram certas características bipolares que me levaram a fazer.

3 comentários:

  1. OLÁ,MARCELO.

    EXCELENTE A EXPLICAÇÃO DO TRIPOLAR.

    REALMENTE, NADA MAIS LÓGICO!

    NA OPORTUNIDADE CONVIDO PARA QUE VENHA CONHECER O BLOG ”HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DA SEMANA: “DIÁLOGO COM A VOVOZINHA”.

    CONHEÇA AS RAZÕES PELAS QUAIS ESSA NOSSAS VOVÓS SÃO TÃO ADORADAS PELOS NETOS E FAZEM PARTE DE UMA FAMÍLA QUASE SEPARADA.

    É UMA CRÔNICA DE HUMOR, SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA.

    É UM BLOG QUE RESPEITA VOCÊ E MUITO MAIS AINDA, O SEU COMENTÁRIO.

    SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É PARA VOCÊ LEMBRAR PARA SEMPRE DOS PAIS DOS SEUS PAIS!!!

    SAIBA POR QUE.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. O título do livro é "Crônicas de um bipolar", não "Crônicas sobre bipolaridade". Talvez essa leitora não tenha entendido o título do livro.

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo,

    Já me esborrachei de rir com a vovozinha. Agora, estou esperando a daqui de casa chegar de viagem pra que ela se veja tão bem.
    Seu material é precioso, porém volumoso. Me dá um tempo, que a vida está mais corrida do que eu mereço.
    Muito obrigado pelo incentivo. Abração,

    ResponderExcluir