sábado, 26 de junho de 2010

VOCÊ SE CASARIA COM UM BIPOLAR?

Meu tio é bipolar, minha filha também. O fator genético é evidente. E agora? Imagine que, há uns anos atrás, a gente era chamado de psicótico-maníaco-depressivo. Você já imaginou pedir um emprego com esse nome? Já imaginou a cara do empregador?

O preconceito seria bem menor se todos soubessem que os bipolares podem ter características muito positivas, para o trabalho e para a vida. Criatividade, muita energia, ousadia, iniciativa, autoconfiança e sinceridade são algumas delas. Quem tem o transtorno é que comanda. Se recusar os tratamentos mais adequados, pode passar do positivo ao negativo: inconseqüência, ansiedade, irritabilidade, grande consumo de álcool e envolvimento com outras drogas, dificuldades de relacionamento, etc.

Mesmo bem tratados, nós estamos sujeitos a todas as emoções, mas não precisamos chegar aos limites que prejudicam, muito menos ficar eufóricos ou deprimidos.

2 comentários:

  1. Eu me casaria, seguramente!

    Eu sei que não é fácil, eu mesmo sou uma pessoa difícil de lidar, às vezes sumo, fico inquieto, irritado e depressivo. Enfim, pode não ser fácil casar com um bipolar, mas mesmo casando com um 'não-bipolar' você enfrentaria dificuldades, distintas, é verdade, mas nunca o casamento será um mar de rosas o tempo todo.

    Além do mais "O amor supera todas as dificudades".



    Sobre essa mudança de mentalidade(que tanto você fala), essa evolução da sociedade com relação aos transtornos psiquiátricos escrevi uma postagem sobre isso:

    http://mente-hiperativa.blogspot.com/2010/08/ta-dificil-pense-como-ja-foi-bem-pior.html

    ResponderExcluir
  2. Eu tive um namorado bipolar,o problema é: tem horas que escreve msg lindas, depois fala msg machucando e depois pede desculpas como se fosse normal.




    ResponderExcluir