quarta-feira, 23 de junho de 2010

UM EMPREENDIMENTO PREMATURO

Sabe esses chips que agora vêm em quase todos os cartões de crédito? Pois é. Em 1994 recebi a ligação de um amigo meu que morava em Houston.
__ Marcelo, tem uma oportunidade de ouro pra nós. A empresa em que eu trabalho aqui em Houston está na bica de pegar a representação da Orga Card Systems, que faz o smart card.
__ Mas o que é isso?
__ Rapaz, é um chip que vai tomar conta do mundo. Em breve não teremos mais dinheiro, cartão de saúde, carteira de identidade, nada. Tudo vai ser com smart card, é como se fosse a memória de um computador.
__ E o que você quer que eu faça?
__ A Orga pertence ao Banco Central e à Casa da Moeda alemã. Você arranja aí no Brasil um cara que tenha algum dinheiro, não precisa muito, basta bancar as despesas de vendas...

Imagine: um cara me ligar dos Estados Unidos dizendo que tinha um produto futurístico nas mãos, etc. e tal. Embarquei na hora. Arranjei quem financiasse a operação, os alemães vieram assinar o contrato, trabalhei mais de um ano em busca das vendas milionárias.

Rio pra cá, São Paulo pra lá, muita solidão em São Paulo, noites mal dormidas, whisky em quantidade – pumba! A bipolaridade me colocou em euforia. Nada muito grave, não precisou de internação – apenas uns remedinhos de enrolar a língua para ficar mais equilibrado e voltar a tomar carbonato de lítio.

E um tempinho pra reflexão também. Estávamos em 1995 e o presidente mundial do Citibank declarou no jornal que em 2005 todos os cartões de crédito teriam smart card. Dez anos. Quem é que pode esperar dez anos pra fazer a feira? Espírito empreendedor tem disso: às vezes a gente abraça uma idéia que está muito adiante do tempo e haja dinheiro para esperar resultados!

Um comentário:

  1. Bem, como não tomo remédios, ainda não aderi a tratamento algum (mas o farei logo em breve, preciso!), quando estou "atacado", eufórico eu atravesso a avenida e vou correr na praia. E corro.

    Certa vez passei TRÊS HORAS entre corrida e caminhada, quando cheguei em casa e tirei o tênis, vi minhas meias manchadas de vermelho na região dos polegares, minhas unhas dos polegares haviam se machucade, e por pouco não foram arrancadas, ficaram em parte soltas. E o pior de tudo, eu nem senti, nem doeu, só percebi quando tirei o tênis e as meias.

    ResponderExcluir