terça-feira, 29 de junho de 2010

PERGUNTAS QUE SEMPRE FAZEM

Depois que lancei o livro Crônicas de um bipolar, algumas perguntas vão e voltam, nas entrevistas que eu dou à imprensa.
__ Como surgiu a idéia de escrever este livro?
Ao longo de 59 ou 60 anos de vida (hoje tenho 62), acumulei muitas experiências e ainda tenho muitas histórias para contar, algumas bem curiosas e até engraçadas. Eu quis escrever essas crônicas, mas então pensei: quem é que vai se interessar em comprar um livro com histórias de um desconhecido?

Eu já havia escrito antes um livro sobre ética (O Capital Moral ou a falta dele – Ed. Qualitymark), gastei mais de 2 anos fazendo pesquisas para terminar, deu um trabalho danado, e não vendeu nem mil exemplares. Acho que a ética não dá muito Ibope neste país... Por outro lado, escrever é muito edificante, mas ninguém vive de brisas.

Foi então que pensei em revelar a minha bipolaridade, um assunto que está na moda. Talvez venda, pensei eu. Estou sendo sincero, como é comum aos bipolares – a motivação foi financeira. Porém, se alguns coleguinhas não perderem seus empregos ou a chance de empregos porque os empregadores leram este livro, será uma vitória. Se alguns bipolares sujeitos a freqüentes crises, porém resistentes a tratamentos, começarem a se tratar adequadamente, também.

Um comentário: