domingo, 13 de junho de 2010

MINHA PRIMEIRA CAMPANHA POLÍTICA

Você não sabe o que é um candidato na reta final de uma eleição. Principalmente se for para vereador ou deputado estadual. Tem um caminhão de candidatos, nenhuma pesquisa é confiável, tudo que se sabe sobre quem vai ganhar é exercício de ficção. Aí o candidato, por melhor que esteja fazendo a sua campanha, entra em pânico. Começa a enxergar a derrota como se fosse uma assombração.

E haja adrenalina pra cima da equipe. É cada grito de assustar lobisomem! Todo mundo fica com os nervos à flor da pele, e o bipolar lá, cargo de chefia, tendo que fazer acontecer e aparando aquela gritaria toda.

__ Marcelo! Vai correndo lá na Rocinha, procura o Fulano que ele vai dar um espaço em cima de um prédio pra gente colocar uma lona. Faz essa instalação até amanhã, que a gente não pode perder um minuto!
__ Tomou seu carbonato de lítio direitinho hoje, Marcelo? Tegretol também? Então, mãos à obra. Primeiro ligo pro Moreira, que ele já vai junto pra medir o local e providenciar a estrutura de ferro. Depois ligo pro Arnaldo, do silk-screen, já com as medidas na mão. Vamos lá, vamos encarar esse Fulano de Tal.
__ Olá, senhor Marcelo. É um prazer conhecer o senhor, que trabalha para um candidato que eu tenho o maior respeito. Vamos lá em cima, na laje, que eu vou mostrar a visão mais espetacular para a sua campanha.
__ De fato, é um espetáculo! Moreira, mede ali, por favor. E olha, eu quero esse painel muito bem iluminado, hein! Aqui é passagem. A comunidade toda vai ver.

Até então estava convencionado que era tudo na camaradagem.
__ Olha, seu Fulano. Quando acabar a campanha deixo aí a armação de ferro e a iluminação, para o senhor anunciar o que quiser.

Uma semana depois, tocou meu celular. O Fulano do outro lado.
__ Sabe, senhor Marcelo, eu tenho um sócio. E ele não aceita ceder a laje de graça, o senhor entende...
Pensei comigo, se eu fosse levar esse problema pro candidato, já perto do dia das eleições, seria uma crise, uma gritaria, sei lá o que podia acontecer.
Liguei pro cara do silk screen. Ô Arnaldo, embute mil reais aí nesses serviços que você está fazendo pra mim e paga esse fdp desse Fulano de Tal.

Eu só não contava com a greve dos bancos. O Arnaldo só podia pagar com cheque, o Fulano queria dinheiro vivo, ficou uma ladainha de umas duas semanas no meu ouvido. Haja Rivotril na hora de dormir!

5 comentários:

  1. Prezado Marcelo:
    Na qualidade de co-pilota,já voeei em mais de 150 campanhas políticas,desde que seu amigo e meu marido empreendeu sua primeira-no caso, Itamar para prefeito de Juiz de Fora há séculos.
    Com todo respeito e como sou-ou pretendo ser- uma observadora da alma humana,acho que é um painel respeitável pra se observar o ser humano em seu estado bruto.
    Uma amiga, advogada exercendo na área do Direito de Familia, diz que não... que é na disputa de uma herança,ou na perspectiva dela, do $$ caído do céu,sem fazer força , que se conhece a pessoa.
    Eu me habilito,claro, a ler seu blog, aliás..acabo de começar a segui-lo.
    Parabéns pela iniciativa e, se me permite,gostaria de indicar um contador de acessos grátis, o CLUSTR MAPS, que é ótimo
    Você vai se surpreender com a origem de seus leitores.
    Thereza

    ResponderExcluir
  2. Marcelo.
    Adorei seu texto... é isto mesmo...vivenciei coisas parecidas na última campanha para prefeito e vereadores e já estou engajada na reeleição do meu eterno candidato... Noel.
    É mesmo pura adrenalina.. e como se faz fofocas e como a gente se treme por conta destas fofocas ...meu Deus!!!mas entra eleição sai eleição e tudo se repete... quem se estranhava hoje se ama.. quem se amava hoje se estranham ... coisa de louco mesmo.
    Neste contexto, nesta correria de buscar a vitória a todo custo visualizo uma coisa muito engraçada... que a vitória conquistada é para o benefício do candidato e a gente, que "deu o sangue"... fica feliz e... frustrado...rrrsss pensando...ganhei o que???
    Talvez a reeleição de uma pessoa do bem para o engrandecimento de nosso Brasil...? já é suficiente?!!Bem é nisto que acredito... é isto que me motiva...
    bjs Gina

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, essa história da campanha é muito boa para as pessoas verem como são os bastidores.
    Quem assiste a campanha pela televisão acha que é tudo tranquilo, bonitinho, perfeitinho... que tudo funcionou dentro do cronograma. (mas o que é que funciona hoje dentro do cronograma, acho que só tarifa de banco, rsrsrs).
    Bem, adorei o blog. Vai ajudar muita gente até a se conhecer melhor.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a todos que estão me incentivando a continuar. Enquanto houver histórias para contar, vou contando.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Você realmente tem problemas pra dormir hein... Eu às vezes passo dias dormindo pouco, até fico mal-humorado, mas não fico cansado. SE bem que fico muito impaciente e não consigo manter a atenção focada, é verdade.

    Mas são fases, na maioria das vezes durmo bem, como uma pedra.

    ResponderExcluir