sábado, 12 de junho de 2010

ELVIS PRESLEY TOMAVA OS REMÉDIOS ERRADOS

Alguns perguntam por que alguns bipolares famosos tiveram vidas tão trágicas. Elvis Presley, por exemplo, foi um dos maiores ícones da música popular em todo o mundo, o primeiro artista a realizar um show via satélite, com audiência de 1,5 bilhão de espectadores. Teve uma vida altamente conturbada, com grandes variações de humor, ficou viciado em remédios e morreu provavelmente de um colapso cardíaco em sua mansão, em Memphis. Isto aconteceu em 1977. Até aquela época, os tratamentos para bipolaridade com medicamentos estabilizadores de humor não eram comuns. Pelo menos não eram tão bem conhecidos como hoje.

Curiosamente, 1977 foi quando eu cheguei ao Rio, diagnosticado como psicótico maníaco depressivo, que era o maldito nome da época. De cara, o Dr. Ulisses Vianna Filho substituiu todos os meus remédios por Carbonato de Lítio. Fiquei muito bem estabilizado e pude retomar o ritmo da minha vida normalmente. Só tive novos problemas quando achei que não precisava mais do remédio ou quando negligenciei o sono. Bipolar é muito agitado, precisa dormir bem.

5 comentários:

  1. Oi,marcelo,
    Você citou Elvis Presley. Jimy Hendrix e Janis Joplin também eram bipolares. No caso deles, como não tomavam nem o lítio nem o dosador de humor ,eram medicados apenas com anti depressivos. Na maioria dos casos, para o bipolar , quando está em estado "mania" , o anti depressivo faz um efeito contrário: Aumenta o estado Mania, levando ao surto.Na época, eles aumentavam o uso das drogas e lamentavelmente,morriam de overdose...

    ResponderExcluir
  2. Só sei dizer que o Dr. Diogo Lara, que escreveu Temperamento Forte e Bipolaridade (Ed. Saraiva), alerta para o fato de bipolares serem mal diagnosticados e tratados com anti-depressivos, o que pode agravar o problema.
    Muitas celebridades hoje conhecidas como bipolares tiveram fins trágicos, pois não existia tratamentos adequados na época deles.
    Veja o que encontrei na internet: na década de 50, o Carbonato de lítio foi a primeira medicação a ser utilizada como agente antimaníaco mas, somente nas décadas 60 e 70 é que seu efeito como profilático dos transtornos bipolares e unipolares foi observado e testado (APA,1996; Schou & Mult, 1997).
    Eu comecei a tomar em 1977.

    ResponderExcluir
  3. Se hoje em dia, pelo que leio e observo, o tratamento medicamentoso é feito na base do teste, imagino naquele tempo...

    Claro que cada organismo reage de forma diferente a determinado medicamento então não tem como prever a reação ou rotular um procedimento padrão. =/

    Quanto à agitação dos bipolares, isso me faz às vezes pensar que o TDAH e a Bipolaridade às vezes se confundem, têm bastante pontos em comum. Só comecei a pensar isso depois que passei a ler alguns livros sobre esses assuntos, antes pra mim pareciam bem distintos, mas agora se confundem na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  4. É a terceira vez q eu volto a me tratar de minha DEPRESSÃO.
    Interrompi a primeira.`
    Achei q deveria voltar a fazer o tratamento denovo,mas deu efeitos contrários,péssimas sensações, e meu médico me indicou para ir a psicóloga.
    Passei com ela 3 vezes, uma em cada semana e ela me pediu para me tratar com remédios denovo.
    estou me tratando com Epleptil a noite, Fluoxcetina e lítium , e já estou sentindo od efeitos contrários novamente.
    As pessoas dizem q eu não devo tomar, pq não deve ser doença psicose.
    Mas eu nem sei mais oq fazer.

    ResponderExcluir
  5. Eu (Ana Klaudia) Fiz uma pesquisa junto a uma colega(Carina) sobre transtorno bipolar. Quem quiser dar uma olhada, esse é o endereço:
    amora2011transtornobipolar.pbworks.com
    Clica no "Ana Klaudia"!!!
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir