domingo, 27 de junho de 2010

CADA CASO É UM CASO

No tratamento da bipolaridade, vários medicamentos podem ser utilizados, mas sempre com acompanhamento médico. Para mim, por exemplo, o lítio e o tegretol funcionaram muito bem, sem efeitos colaterais.

Mas vejam o que diz a minha filha:
__ No meu caso o lítio não fez bem. Foi ruim para a minha tiróide e me deu muita tremedeira. Estou tomando um remédio que é também recomendado para quem tem ataques epiléticos, que se chama Lamictal (Lamotrigine). A insônia também é uma característica forte, pelo fato de que a nossa cabeça não para de pensar nem um minuto. Para isso eu tomo Trazodone (Desyrel, Beneficat, Deprax, Desirel, Molipaxin, Thombran, Trazorel, Trialodine, Trittico). Para depressões eu tomo Sertraline (Zoloft).

Só para ficar bem claro que não pode haver auto-medicação no nosso caso.

4 comentários:

  1. Marcelo, seu blog é muito bom!
    Além de ser um serviço que vc presta a todos os bipolares e às pessoas que estão em volta deles.
    A gente passa a entender melhor como "funciona".
    Um beijo e boa segunda!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelo. Muito bom poder ter um local aonde possamos nos interar melhor sobre a bipolaridade, que não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que controlada. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade não deveria haver auto-medicação em caso algum!!!

    Além das possíveis reações adversas ou mesmo interações medicamentosas, a auto-medicação muitas vezes é um retardo do tratamento adequado.

    Conheço uma pessoa, uma prima do meu pai, que toma DIVERSOS medicamentos controlados (Seis tarjas pretas) e sequer aparece no psiquiatra. Claro que os medicamentos foram um dia indicados por ele, mas depois disso ela passou a obter receitas com uma amiga que é médica mas de outra especialidade e então ela se auto-medica, e só, sem acompanhamento médico, sem terapia, reavaliação ou qualquer tipo de apoio.

    O caso dela é bastante complicado, com um largo histórico de tentativas de suicídio. Não sei ao certo o diagnóstico que ela recebeu, segundo rumores seria o Borderline, mas a família evita tratar o assunto abertamente. Infelizmente ela optou pela pior forma de tratar-se, por conta própria, e talvez não saiba mas está se enganando ao achar que esse é o tratamento adequado.

    Remédico sozinho e por conta própria não resolve nada!

    ResponderExcluir