sexta-feira, 11 de junho de 2010

PROMOVENDO O LIVRO E SE CONHECENDO MELHOR

Eu fui a Porto Alegre a convite do Shopping de Belas e da Saraiva Mega Store. Participei de uma reportagem da TV RBS (http://bit.ly/aAMJsE), fui entrevistado na Rádio Gaúcha e na TV Com, também da RBS, mais tarde participei de um debate com o jornalista Tulio Milman e o psiquiatra Diogo Lara, que é autor do livro Temperamento Forte e Bipolaridade, Editora Saraiva. Fotos em http://www.saraivaconteudo.com.br/Blog.aspx?filtro=3

A conversa foi muito enriquecedora, pois o Dr. Diogo Lara confirmou as impressões que eu tinha sobre a influência da bipolaridade na minha personalidade, mesmo estando perfeitamente controlado pela medicação própria.
O livro dele é excelente e eu recomendo para todos que são, ou pensam que são bipolares. E se você é um de nós, faça o tratamento adequado, com acompanhamento de um médico competente, depois tire proveito das características positivas do seu temperamento, que são mais ou menos comuns:
- o bipolar costuma ser muito ativo, quer explorar a vida e o novo, é festivo e afetivo;
- o bipolar anseia por liberdade, não se adapta bem a regimes de comandos rígidos ou por demais burocráticos;
- o estilo bipolar pode se manifestar naqueles que praticam esportes radicais, ou nos que se dedicam a trabalhos criativos. Pode também gerar modos de vida alternativos: hippies, religiosos, ativistas;
- os bipolares também se adaptam muito bem às necessidades de chefia e liderança ou a profissões liberais. Podem ser muito carismáticos;
- os bipolares que têm temperamento ciclotímico (têm bastante oscilação de humor, mas não chegam aos extremos da euforia ou da depressão) têm grande sensibilidade e lirismo. Muitos são escritores ou se dedicam a outras expressões artísticas;
- os bipolares leves têm vocação para se envolver em várias atividades ao mesmo tempo. Usam bastante a intuição, além da razão, e costumam dar conta do recado.

Remédio todo dia, talvez uma terapia para ajudar – fica tudo lindo. Mas, quando não se leva adiante o tratamento, não é bom nem lembrar das características prejudiciais do temperamento de um bipolar...

2 comentários:

  1. Você falando sobre as características dos bipolares parece que está me descrevendo. Já li o livro do Diogo Lara, EXCELENTE mesmo. Comprei pois eu sabia que tinha personalidade e temperamento forte, e desconfiava que fosse bipolar tambpem.

    Certa vez escrevi sobre o livro 'Temperamento forte e bipolaridade':

    http://mente-hiperativa.blogspot.com/2010/01/temperamento-forte-e-bipolaridade.html

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me chamo Juliana Davi, sou psicóloga e escritora. Li seu livro e consegui me identificar com diversas passagens e eventos cômicos. Gostei mto do livro do Diogo Lara e do Uma Mente Inquieta, da Kay Jamison.

    "Recebi" o diagnóstico de bipolar há quase 10 anos e registrei vivências e dicas de tratamento em um livro ("Tormento e Refúgio: faces da bipolaridade"). Assim como vc, usei linguagem acessível, ou seja, não é um livro técnico, mas bastante pessoal. Achei interessante encontrar outro autor q tivesse a coragem de falar abertamente sobre suas experiências! :)

    Convido a todos para conhecer meu trabalho, são textos q escrevo pro blog e q, como é típico dos bipolares, são bem intensos!

    www.tocaopenaporta.blogspot.com.br

    Grande abraço, Ju ;)

    ResponderExcluir