Na ânsia de criar, alguns bipolares atingem a genialidade. Na ânsia de superar seus altos e baixos de humor, alguns são levados às drogas e ao álcool. Na ânsia de viver emoções novas, podem entrar na euforia das compras, nos esportes radicais, ou no sexo inseguro.
Em “Temperamento Forte e Bipolaridade” (Ed. Saraiva), o Dr. Diogo Lara cita alguns brasileiros famosos que apresentaram sintomas de bipolaridade e chegaram a se comportar de forma insegura: Elis Regina, Cazuza, Ayrton Senna.
Afinal, o que é preciso para manter o equilíbrio na vida, sem perder o potencial criativo? Vários fatores podem ajudar:
a)- para o equilíbrio do humor, o acompanhamento de um bom psiquiatra e/ou um bom terapeuta são os primeiros passos. Consumir óleo de peixe como suplemento alimentar, embora ainda não seja uma recomendação absolutamente científica, pode ajudar. Dormir bem, fazer exercícios aeróbicos, evitar uma vida excessivamente agitada são práticas importantes.
b)- para a criatividade, estudar, estar atento à vida, à natureza, a tudo que nos cerca. Relacionamos conhecimentos distintos para chegar à originalidade. Quanto mais conhecemos, mais fácil fica. Nem todos seremos gênios, mas podemos ser criativos sem grandes sofrimentos.
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
TE SIGO TU BLOG
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
AFECTUOSAMENTE
MARCELO
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.
José
Ramón...
Muito obrigado pela contribuição. Você está valorizando este blog. Abs,
ResponderExcluir