sábado, 15 de janeiro de 2011

FALANDO SOBRE FELICIDADE (4)

A história humana sempre foi movida pela ambição. O ser humano sempre quis progredir e não há nenhum sinal de que isto vá mudar. Agricultura, indústria, tecnologia, inovações proporcionadas pelo conhecimento, milhões de criações intelectuais, propostas políticas – lá vamos todos nós, seguindo a trilha da nossa ambição, não necessariamente em busca do dinheiro, mas pode ser pelo prazer de fazer o bem, pode ser em busca do aplauso, pode ser pelas nossas responsabilidades para com terceiros – não importa. O que importa é que não estamos parados e nada indica que vamos ficar. Nossos desejos podem não ser os mais legítimos, mas ter desejos é legítimo.

Da mesma forma, vamos em frente porque acreditamos que o amanhã poderá ser melhor, o ser humano merece crédito, o futuro merece crédito. Atingir a felicidade não vai ser fácil. Muito menos perene. O próprio desejo de ser feliz cria uma ansiedade para ser feliz. Então, a pergunta correta não é “quem atingirá a felicidade?” Mas “quem será feliz por mais tempo?”

Algumas respostas:

__ Quem souber viver em harmonia com o seu grupo social;

__ Quem não colocar o dinheiro e as compras acima das necessidades para ser aceito no seu próprio grupo;

__ Quem não confundir sucesso financeiro ou profissional com felicidade. Felicidade é um estado de espírito, não é uma fria contagem de vitórias;

__ Quem conseguir o equilíbrio do humor, pois só assim estará em bem estar pessoal e apto a uma melhor convivência.

__ Quem estiver aberto a relacionamentos amorosos que tenham potencial para o prazer e a construção de um futuro saudável. (Hum, esta merece mais um post).

4 comentários:

  1. Muito bom!!! Achei quem eu procurava sem mesmo saber...hehehe. Uma pessoa que acredita na felicidade em ser Bipolar. Sou uma...às vezes digo, com orgulho, mas hoje não. Me segue??? Tô carente de seguidores, escrevo de tudo, bipolaridade, histórias da vida real, minha...poemas, meus...de tudo, e fotos. Adorei seu blog, parabéeens!
    Bjão ae....o meu é mariannaguimaraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já estou seguindo. Mantenha a lagoa com a água bem plácida.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Tentarei sempre manter a lagoa...Seus textos são ótimos! Parabéns!!!
    E seja bem vindo ao meu blog, espero que seja bom me seguir, como tá sendo ótimo ler o que você escreve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,
    Ótimas palavras sobre essa tão falada felicidade...
    Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir