terça-feira, 2 de novembro de 2010

PERSEVERANÇA E ILUSIONISMO

Quando eu ainda estava no Colégio, a cada projeto novo respondia com pouco esforço e uma desistência. Até que um dia tomei consciência de que o sucesso dependia de perseverança. Foi assim, por exemplo, com o meu casamento. Estamos com 39 anos. E foi assim com a minha vida profissional. Diziam, e ainda dizem, que sou leal. Leal porque assumo as responsabilidades e não desisto. Também dizem que trabalho muito - pelas mesmas razões.

Eu sou um grande perseguidor de objetivos e idéias. Mas, como as moedas têm dois lados, há também o lado do ilusionismo. Às vezes, como costuma dizer o meu bom amigo Tavito, somos induzidos ao erro. Participamos de um trabalho coletivo e alguém diz "vai por ali", outros concordam, alguma coisa nos diz que não é bem assim, mas a gente embarca na canoa assim mesmo e... afunda.

Em outras ocasiões, a ilusão vem da nossa própria cabeça. Ficamos entusiasmados com uma idéia e entramos de cabeça sem analisar perfeitamente se ela é própria para o nosso espaço-tempo ou se pode render o suficiente para compensar o nosso investimento em tempo e dinheiro.

Mudei recentemente de moradia e encontrei documentos e anotações sobre projetos que já abracei com toda força e perseverança, mas sem o devido realismo. Já tinha até esquecido. No próximo post vou começar a contar.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, pelo livro, e por sua trajetória de sucesso! Eu aguardarei com ansiedade suas estórias! Um grande abraço, Will (Bipolar Brasil).

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Vou viajar amanhã. Quando voltar, conto a primeira. Vou começar pelos insucessos.

    ResponderExcluir