terça-feira, 16 de novembro de 2010

MEUS PROJETOS INACABADOS (3)

Projeto novo é o seguinte: tem que ser muito bem pensado, antes que a gente pule de cabeça na idéia e quebre a cara. Quando a internet ainda engatinhava, imaginei uma agência de publicidade revolucionária: Agência Virtual de Talentos. Corri para comprar o domínio e saí distribuindo e-mails para profissionais e potenciais clientes a torto e a direito. A idéia era formar uma espécie de cooperativa entre criativos e pessoal de planejamento, que trabalhariam em casa, oferecendo aos anunciantes o que havia de melhor, sem os custos operacionais e trabalhistas de uma agência convencional.

Só esqueci de combinar com os russos:
1. não existia banda larga suficiente para intercambiar os trabalhos com qualidade;
2. não existiam as facilidades do Skype ou de videoconferências como existem hoje;
3. os clientes continuavam e continuam exigindo interatividade pessoal e constante com o atendimento, para citar o mínimo;
4. os trabalhos continuam demandando pesquisas e instrumentação de mídia que as agências precisam ter e são caras;
5. trabalhos complexos exigem interatividade pessoal entre todos os profissionais envolvidos.

Moral da História: a Agência Virtual de Talentos talvez seja, em parte, viável hoje em dia. Mas certamente não era naquela época. Ficar empolgado com uma idéia é uma coisa, fazer um planejamento detalhado e factível é outra. Colocar pra funcionar, então... Só posso dizer que o famoso "não desista das suas idéias, não desista dos seus sonhos" é uma postura muito construtiva, desde que abra mão da ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário