terça-feira, 19 de outubro de 2010

VOCÊ QUER CONTINUAR BIPOLAR OU NÃO? (3)

Na última postagem eu coloquei 2 qualidades que são comuns aos bipolares e que me ajudaram bastante na vida: coragem e criatividade. Claro está que se eu não estivesse equilibrado, a coragem poderia se tornar temeridade e a criatividade poderia desaguar em algum projeto sem qualquer sentido, uma ilusão.

Eu também disse que a falta de dinheiro, em alguns períodos da minha vida, me fizeram sofrer mais do que o transtorno bipolar. Falta de dinheiro diz respeito a perdas, e também a ir deitar com o peito apertado sem saber como resolver os problemas do dia seguinte, do mês seguinte, do ano seguinte.

Jamais deixei de perseguir as soluções. Acho que essa perseverança, essa energia para o trabalho também tem a ver com certos bipolares. Mas algum alívio eu encontrei na busca espiritual. Procurei mediuns que me confortavam e me apresentavam outros caminhos. Eu acreditava desconfiando, mas de alguma forma me faziam bem. E li muito: auto-ajuda, new age, Kardec, cabala, cristianismo, filosofia - tudo foi importante para eu me conhecer melhor e, de uma certa forma, funcionar como meu próprio psicanalista. E quando encontrava soluções no trabalho, céu azul novamente.

A gente toma remédios e, depois de algum tempo, resolve a parte química do transtorno. Mas o equilíbrio não vem só daí. É preciso estar bem com a família, com os amigos, com a profissão. Se não está, a ajuda de um psicoterapeuta é necessária. Ou então, o autoconhecimento, que promove uma certa sabedoria nas relações. Todos nós temos esse poder.

2 comentários:

  1. na mania eu tenho coragem demais... aliás, perco a noção de risco... ou melhor, perco a noção de tudo. criatividade eu acho que tenho em grau normal... rs...

    ResponderExcluir
  2. E no equilíbrio, como é que fica? Nosso gol é o equilíbrio. Quando se está equilibrado, as características mais comuns da personalidade dos bipolares são muito positivas.

    ResponderExcluir