terça-feira, 26 de abril de 2011

O REALISTA AJUSTA AS VELAS

Cuidado, minha amiga. Entusiasmo não deve ser confundido com ilusionismo. Diz a sabedoria dos antigos que o navegador, ao primeiro sinal de tormenta no horizonte, se for otimista procura não se preocupar, não acredita que a tempestade chegará até ele. Se for pessimista julga-se automaticamente perdido, impacienta-se, não consegue antever, muito menos arquitetar uma boa solução.

Por sua vez, o realista ajusta as velas. Ele simplesmente procura enxergar a realidade como ela se apresenta, não como gostaria que ela fosse, ou como poderiam fazer supor os maus sinais. Cuidadosamente se prepara, apesar de saber que os ventos poderão mudar e que o pior poderá não acontecer. Mas, se acontecer, ele sabe que o mastro é resistente, que as velas estão bem arrumadas e que ele, sem sobressaltos, é perfeitamente capaz de superar as dificuldades, até encontrar novamente o mar calmo, ou um porto seguro.

Você pode estar certa, dinheiro não nasce em árvore, felicidade não cai do céu assim, gratuitamente. O realista sabe que as coisas se resolvem através da ação prática, não apenas através dos sonhos, rezas, desejos ou intenções. É verdade que o pensamento precede a ação, a vontade precede as atitudes. Mas o realista sabe que o querer pede clareza. Conseguir o que se quer significa planejar e executar as ações necessárias para chegar até lá, inclusive avaliar bem direitinho de onde poderão vir as ajudas necessárias.

2 comentários:

  1. Acho curioso essa denominação de "realista", são tantas realidades, cada uma com suas pecurialidades...

    O realismo não existe, cada um interpreta os fatos conforme suas conveniências. Cada um com seu realismo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Filosoficamente, os significados variam conforme o observador. Na prática, porém, realidades existem e precisam ser enfrentadas. O texto se refere a uma possível tempestade em alto mar. E a uma postura a ser adotada frente a essa possibilidade. Como você disse, cada um interpreta como quer. Mas há uma interpretação que é mais segura que as outras.

    ResponderExcluir