domingo, 22 de maio de 2011

ÓCULOS PARA BIPOLARES

Eu vivo repetindo por aqui ser possível conviver bem com a bipolaridade, manter o equilíbrio, levar uma vida normal. Quando ouvem as minhas histórias, alguns vão logo exclamando:
__ Isto é porque o seu transtorno é muito brando, caso contrário você não teria essa calma toda.

Pois saibam que eu sou Bipolar do Tipo 1, ou seja, aquele cuja variação do humor vai da ponta mais alta (mania plena), durante semanas, até depressões muito graves. Já estive internado algumas vezes, por um motivo ou por outro.

Os fatores de equilíbrio na minha vida pessoal ou profissional vieram das seguintes fontes distintas e complementares:
1. o tratamento químico; exige regularidade e disciplina que só adquiri com o tempo.
2. um grande esforço para o auto conhecimento e para a auto correção, o que alguns procuram na psicoterapia.
3. grande apoio familiar.

Graças a esses 3 fatores, não tenho uma crise séria desde a década de 90. E tudo indica que não vou ter mais, pois dizem que a bipolaridade diminui na terceira idade.

De qualquer forma, quem é bipolar não deixa de sê-lo porque está equilibrado. É como usar óculos para miopia, por exemplo. Sem eles (os 3 fatores), a gente volta a enxergar mal.

4 comentários:

  1. Eu diria que é um óculo Bifocal rsrsrs...

    De fato pra alcançar algum equilíbrio é preciso muito empenho, não é fácil, mas é perfeitamente possível, e o primeiro desafio de todos é aceitar sua condição buscando ajuda. Depois disso tudo fica mais claro, e aí você pode optar por melhorar de vida (não sem muito esforço) ou continuar vivendo os altos e baixos, e TOOOODAS as consequencias atreladas a isso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pretendo colocar alguns comentários seus abaixo dos meus posts em meu próximo livro. Vai sair pela Amazon com e-book. Não posso garantir pagamento. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem, eu aceito um exemplar do livro como pagamento... =D

    Que tal? RSSRRSSRRS Que tal minha cara de pau?

    ResponderExcluir
  4. Se esse troço der dinheiro você ganhar mais que um livro. Só não posso garantir.
    Abs,

    ResponderExcluir