domingo, 29 de maio de 2011

MEUS NOVOS PROJETOS

Bipolar não é muito de ficar parado, vocês sabem. Então, abracei alguns novos projetos pessoais:

- "Crônicas de um bipolar (Ed. Record)" - assinei contrato para a sua edição em e-books;

- Baseado neste blog, acabei de escrever "Conselhos de um bipolar". A idéia é editar também como e-book, através da Amazon, que tem o Kindle;

- de vez em quando coloco um artigo novo em www.webartigos.com e/ou em http://marcelocpdiniz.blog.uol.com.br;

- Pretendo lançar, em 2012, "A Perereca e as eleições". Baseado em "A Perereca tem poder": http://voteperereca.blogspot.com;

- Também pretendo lançar O “Bem” entre aspas, que está em gestação. Vou tratar da intolerância com as diferenças, da onda do politicamente correto, desta mania que alguns têm (inclusive os poderes da República) de meter o bedelho na vida dos outros, regulando isso, proibindo aquilo, para proteger uma moral supostamente "do bem".

Mas devo confessar que ando muito agressivo, estou sem saber se devo ser tão radical nos meus escritos e nos meus pensamentos. Hora de consultar o Dr. Elcio. Olha só o que eu escrevi hoje de manhã:

"Se não pagássemos impostos, o Governo (qualquer governo) não existiria. As vossas excelências são simples instrumentos de coletar impostos, direta ou indiretamente. E, o que é pior, com caneta para gastá-los ou desperdiçá-los como bem entendem. A sociedade ainda não se deu conta que podia fazer, por si mesma, a grande maioria das coisas que os governos dizem que só eles poderiam ou deveriam fazer. A sociedade não faz porque é comodista, prefere votar de dois em dois anos e lavar as mãos."

domingo, 22 de maio de 2011

ÓCULOS PARA BIPOLARES

Eu vivo repetindo por aqui ser possível conviver bem com a bipolaridade, manter o equilíbrio, levar uma vida normal. Quando ouvem as minhas histórias, alguns vão logo exclamando:
__ Isto é porque o seu transtorno é muito brando, caso contrário você não teria essa calma toda.

Pois saibam que eu sou Bipolar do Tipo 1, ou seja, aquele cuja variação do humor vai da ponta mais alta (mania plena), durante semanas, até depressões muito graves. Já estive internado algumas vezes, por um motivo ou por outro.

Os fatores de equilíbrio na minha vida pessoal ou profissional vieram das seguintes fontes distintas e complementares:
1. o tratamento químico; exige regularidade e disciplina que só adquiri com o tempo.
2. um grande esforço para o auto conhecimento e para a auto correção, o que alguns procuram na psicoterapia.
3. grande apoio familiar.

Graças a esses 3 fatores, não tenho uma crise séria desde a década de 90. E tudo indica que não vou ter mais, pois dizem que a bipolaridade diminui na terceira idade.

De qualquer forma, quem é bipolar não deixa de sê-lo porque está equilibrado. É como usar óculos para miopia, por exemplo. Sem eles (os 3 fatores), a gente volta a enxergar mal.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

JOGUE XADREZ

Ah! Como é difícil jogar xadrez! Como é difícil saber a hora certa de cuidar da estratégia ou de promover ações táticas. E como é ainda mais difícil prever quais serão os lances que virão do outro lado!

Partidas do campeonato mundial costumavam durar 5 horas ou mais. Existiu um campeão chamado Mikhail Botvinnik que jogava da seguinte forma:

__ Enquanto o adversário pensa, eu estudo a melhor estratégia. Depois que ele joga, eu penso na tática.

O danado não se levantava da cadeira nem pra ir ao banheiro. Dedicação obsessiva. Eu não vou dizer a você para tratar a sua vida de forma obsessiva. Mas sem dedicação também não vai. E sem essa de achar que tudo vai dar certo, ou que tudo vai dar errado antes de analisar primeiro as conseqüências dos seus atos. Pra tudo que você fizer vai acontecer uma reação, ou uma cadeia de reações, seja de adversários, seja de colaboradores. seja de quem era absolutamente neutro até então. Quanto mais lances à frente você conseguir analisar, melhor. Afinal, o objetivo é ser bem sucedido, ou não é?

domingo, 8 de maio de 2011

COMBINE ANTES

Você sempre precisará ser bem aceito, porque não há como realizar isoladamente. Veja o exemplo de Thomas Edison. Largou a escola porque não se dava bem com o professor e, naturalmente, era inteligente demais para suportar aulas discursivas. Até então, nenhuma ajuda. Quando se empregou numa ferrovia para vender jornais, doces e frutas, foi o guarda da estação que o deixou estocar as mercadorias em um vagão vazio. Uma pequena simpatia que lhe deu tempo para leituras e experiências de laboratório.

Thomas Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos, com mais de mil patentes registradas, algumas idéias dele mesmo, como o cinematógrafo e a lâmpada elétrica, outras que ele aperfeiçoou, como o telefone. Thomas Edison foi, nada mais, nada menos, que o fundador da General Eletric, que veio a ser a maior empresa do mundo. Em cada invento, em cada venda ele precisou convencer pessoas. Em todos os projetos precisou cooperação.

E para lançar novas idéias, a primeira regra diz o seguinte: não deixe a sua ansiedade vencer você. Não lance suas idéias como se fossem dardos. Combinar antes também é coisa de político mineiro, um povinho matreiro, que não gosta de correr riscos. Prepare os ouvidos de quem você precisa convencer antes da reunião decisória. Obtenha a aprovação prévia, ou pelo menos uma boa vontade. Mesmo assim, você ainda poderá encontrar um feladap%$# qualquer que vai lhe dizer que gostou e, durante a reunião, voltar atrás para declarar que “pensando bem, não é tão bom assim...” Acontece. Esteja preparado para ele através do domínio total da sua idéia. Chegue lá com o dever de casa bonitinho.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ENTUSIASMO FAZ MUITA DIFERENÇA

Aqui pra nós, não dá pra ser um pastel na vida. Aliás, ainda não consegui saber porque o paspalhão é chamado de pastel. Se existe um troço de excelência na vida é um bom pastel.

Mas deixa pra lá, o que eu quero dizer é que a vida pede entusiasmo pra ser levada. Quando você faz alguma coisa com entusiasmo, fica num estado íntimo de satisfação consigo mesmo e com o seu projeto ou tarefa que chega a ser contagiante. O entusiasmo é o oposto do tédio, ou da má vontade. Pensemos um pouco nos efeitos práticos de uma ou de outra dessas atitudes e veremos o extremo valor do entusiasmo sobre o resultado das nossas vidas.

Mas não limite o seu entusiasmo apenas ao trabalho, ou aos seus projetos. Ponha entusiasmo também na sua vida comum, no seu dia-a-dia. Você vai se sentir naturalmente melhor. E tem gente que vai admirar você sem nem ao menos lhe conhecer.