sábado, 5 de março de 2011

CONTROLANDO A POLARIDADE

Vejamos alguns exemplos, do pólo negativo ao positivo:

ódio, amor;

medo, coragem;

preguiça, disposição;

comodismo, boa vontade;

tristeza, alegria;

egoísmo, altruísmo;

irritabilidade, calma;

impaciência, compreensão;

desarmonia, harmonia;

desequilíbrio, equilíbrio;

orgulho, humildade;

desprezo, interesse;

vingança, perdão;

naturalidade, timidez;

isolamento, sociabilidade;

inconseqüência, precaução;

azar, sorte.

Os pares de opostos podem sempre ser reconciliados. É tudo uma questão de atenção, treino e boa vontade. Imaginemos um termômetro. Existem os pólos frio e quente. Mas não há um ponto no termômetro onde começa o quente e termina o frio. É só uma questão de grau. O que existe é um ponto central em que as forças do calor e do frio estão em equilíbrio. Assim são todas as coisas. À pessoa sábia cabe escolher em que pólo quer ficar. Ou se quer ficar em estado de equilíbrio.

Entre o impulsivo e o extremamente ponderado, ou entre o inconseqüente e o extremamente precavido, talvez seja melhor escolher um grau intermediário. Mas entre o amor e o ódio certamente será melhor optar pelo extremo do amor.

Você pode perfeitamente transmutar um estado em outro, uma atitude em outra. Preste atenção na vida. E use toda a sua energia, toda a sua vontade para passar do pólo negativo para o positivo. Não é tão difícil viver com sabedoria. Nem escapar do que podemos chamar de inferno.

Um comentário:

  1. É um trabalho que exige paciência, e pra um bipolar (E você sabe BEM melhor do que eu) é difícil.... Mas quem disse que gostamos do que é fácil? rsrsrsrs

    ResponderExcluir