quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAZUZA, ANJO OU DEMÔNIO?

Está circulando na internet um e-mail criticando fortemente o filme sobre a vida do Cazuza, seu comportamento, a educação que recebeu dos seus pais, a posse e o uso de drogas – tudo. Não fui ver o filme, mas li em “Temperamento Forte e Bipolaridade”, do Dr. Diogo Lara (Ed. Saraiva), que Cazuza era bipolar. Está no capítulo dedicado a celebridades, página 147 e seguintes.

Cazuza foi, na realidade, um bipolar que não se tratou. Não sei por qual razão, pois já existiam tratamentos adequados na sua época. O carbonato de lítio, por exemplo, começou a ser usado pelos psiquiatras na década de 70. Anteriormente ao lítio, muitos outros bipolares encontraram nas drogas – lícitas ou ilícitas – algum alívio para os seus transtornos: Winston Churchill era alcoólatra, fumava e comia doces sem parar. E há inúmeros outros casos famosos: Elvis Presley, Elis Regina, Marilyn Monroe... Alguns até se suicidaram: Hemingway, por exemplo. Era dureza ser bipolar antes da década de 70!

A principal característica do bipolar é a mente inquieta, o que pode provocar desequilíbrio de humor e comportamento. Existem duas soluções, possivelmente ministradas simultaneamente:

- o tratamento químico à base de lítio ou de outros estabilizadores mais modernos;

- a psicoterapia, que trata dos desequilíbrios sociais, familiares ou no trabalho.

E é possível atingir o equilíbrio.

Antes de denegrir personalidades, quem escreveu aquele e-mail deveria se informar melhor.

6 comentários:

  1. Antes de qualquer coisa eu acho o Cazuza um gênio, um ícone da música, opinião pessoal minha. Já ouviu as músicas dele? Já SENTIU as músicas dele? Tocam a alma, são fortes, mexem com a gente, sem a menor sombra de dúvida.

    Quanto ao fato dele não ter se tratado eu acho que diante de um diagnóstico de AIDS -o que naquela época, diferente de hoje, era uma sentença de morte, uma bomba relógio- ele não pensou em mais nada, não quis saber de mais nada, quis apenas aproveitar o seu restinho de vida curtindo as coisas que mais lhe agradavam... Sabendo que ia morrer logo logo quem iria se preocupar em cuidar da saúde, de se tratar de alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas podem surgir na infância ou adolescência,mas talvez na época o transtorno não era muito aceito ,pois até hj tem tabu mas a falta de tratamento que leva a uso compulsivo de substância, sexo sem proteção hipersensibilidade ,irritabilidade, impulsividade ,como sou portadora e profissional da saúde e trato estes casos sei a importância de divulgação p ajudar o máximo de pessoas, como cazusa, as médicacoes e mudança de hábitos traz paz

      Excluir
  2. Marcelo,
    Gostaria de saber se você utilizou ou utiliza tratamentos complementares tais como Shiatsu, Acupuntura,Homeopatia. E quanto a psicoterapia, qual a linha que você utilizou.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi Najda,
    Muitas coisas já me atormentaram pela vida, mas eu não procurei psicoterapia. Li tudo que encontrei sobre auto-ajuda, religiões, filosofia. Em outras palavras, procurei o auto-conhecimento. Mas acho que o mais efetivo foi o apoio familiar, principalmente da minha esposa. Ela foi quem sempre deu o grito de alerta:
    __ Vamos ao psiquiatra!
    E tive a felicidade de tomar os remédios e não sofrer nenhum efeito colateral importante.

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei teu blog, lindo mesmo. Parabéns. Fique a vontade para fazer uma visitinha ao nosso e seja mais um membro. Você é nosso convidado especial. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/.
    Um grande abraço!

    Renato Douglas!

    ResponderExcluir