sábado, 23 de julho de 2011

CONFLITOS E GENTILEZA

Oscilações bipolares, cuidado!

O oposto da gentileza é a grosseria, a estupidez. O estúpido pode tornar-se gentil. Mas, no meio do caminho, temos aqueles que não são assim tão ruins, mas são frios, não se dispõem a ser gentis. Os franceses dizem que é uma postura “blasé”, aquela coisa sem sal.

O que você pode perceber facilmente é que a gentileza quebra o gelo até dos mal-humorados. Aquele cuja gentileza vem de dentro consegue tocar no fundo do coração dos outros e, com isso, em vez de resistências encontra a atenção e a cooperação. Por outro lado, quem se irrita facilmente e age de forma grosseira só encontra o ressentimento e a retaliação.

As pessoas deveriam ser sempre amáveis, para que as nossas divergências não se transformassem em conflitos. Conflitos são perigosos, consomem a nossa emoção, prejudicam a nossa saúde.

Então, por que a nossa opinião precisa prevalecer? Será que estamos realmente certos? Não há meios de conciliar? Também é bom não se esquecer que, ao se argumentar com tranqüilidade, pureza de intenções e boa vontade, fica muito mais fácil convencer a outra parte. Quem se exaspera costuma perder a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário