segunda-feira, 18 de julho de 2011

COMPETIÇÃO, PARA QUE VOS QUERO?

Para mim, o ideal mais bonito que existe é o da harmonia. As pessoas, convivendo em harmonia, são como a música bem estruturada - refletem o doce bem estar de viver. Lindo isso, né não?

Só há um cuidado a tomar: não podemos ficar estagnados, como se fôssemos vacas ruminantes em um campo verdejante - tudo muito harmônico, mas sem qualquer dinâmica. Bom pra pintor, né? A paisagem fica horas sem sair do lugar.

Falando sério, às vezes é preciso lutar, pois o homem se supera e desenvolve as suas capacidades na medida em que é exigido. Até a dor constitui-se num sinal de vida e num estímulo para a superação. Em diferentes fases da história, o homem desenvolveu a ciência pelas necessidades da guerra, descobriu remédios pesquisando a cura de epidemias, arquitetou habitações sofisticadas a partir da busca de proteção para as intempéries.

A competição e as dificuldades impulsionam o progresso, é verdade. Mas podem criar tanta dor e tantas divergências que acabam por impulsionar também o desejo de uma vida mais harmônica, pois não é difícil sentir que o ódio e as agressões causam mal estar e precisam ser substituídos pela cooperação.

Progresso demais enche o saco, essa é que é a verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário