segunda-feira, 20 de junho de 2011

FAMILIARES E AMIGOS, GENTE DE VALOR

Neste mundo social em que vivemos, as melhores colaborações que você poderá obter possivelmente virão da família ou dos amigos.

A família tem o grande defeito de achar que pode meter o bedelho na sua vida pessoal. É levar na esportiva. De qualquer forma, da família chegam muitas manifestações de carinho. Sangue do meu sangue, certo? E, afinal, quando você esgota a possibilidade de conseguir empréstimo no banco, mas ainda precisa de dinheiro, a quem vai recorrer? Papai, mamãe, minha irmã, minha filha, meu cunhado, quem? Dinheiro imediato, sem dia certo pra pagar, às vezes até sem juros. Já aconteceu com você? Comigo já.

E tem alguns amigos também. Além desses perrengues financeiros, há que considerar o “network”. A gama de amizades e influências entre os seus amigos, conhecidos e familiares pode ajudar bastante. Essa é a hora crucial. Por exemplo:

__ Preciso de um emprego, você conhece alguém?

Hoje em dia temos a internet e os anúncios de jornal. Porém, muita coisa do que você vai conseguir na vida virá através de um parente ou amigo. Seja cortês com eles, seja cooperativo e solidário.

Quem enfatizou que a competição nos leva à evolução foi Darwin. De uma certa forma, ele tinha razão. Mas nem sempre é assim. Quer ver? Quando os países europeus começaram a desconfiar uns dos outros, entraram de cabeça na Primeira Guerra Mundial. Daí saíram importantes ganhos na tecnologia e na economia de alguns países, mas também saíram vários filhos malditos, como o bolchevismo, a gripe espanhola, Hitler, o holocausto e mais uma guerra mundial. Quando terminou a Segunda Guerra, criaram as Nações Unidas, o Plano Marshall para a reconstrução da Europa e as campanhas de vacinação em massa. Só não progredimos mais no sentido da construção solidária porque ainda insistem em olhar para o mapa mundi e enxergar fronteiras, em vez de enxergar um planeta.

E, voltando aos amigos e parentes, a vida vira uma bosta se você não souber partilhar alegria com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário