sábado, 23 de julho de 2011

CONFLITOS E GENTILEZA

Oscilações bipolares, cuidado!

O oposto da gentileza é a grosseria, a estupidez. O estúpido pode tornar-se gentil. Mas, no meio do caminho, temos aqueles que não são assim tão ruins, mas são frios, não se dispõem a ser gentis. Os franceses dizem que é uma postura “blasé”, aquela coisa sem sal.

O que você pode perceber facilmente é que a gentileza quebra o gelo até dos mal-humorados. Aquele cuja gentileza vem de dentro consegue tocar no fundo do coração dos outros e, com isso, em vez de resistências encontra a atenção e a cooperação. Por outro lado, quem se irrita facilmente e age de forma grosseira só encontra o ressentimento e a retaliação.

As pessoas deveriam ser sempre amáveis, para que as nossas divergências não se transformassem em conflitos. Conflitos são perigosos, consomem a nossa emoção, prejudicam a nossa saúde.

Então, por que a nossa opinião precisa prevalecer? Será que estamos realmente certos? Não há meios de conciliar? Também é bom não se esquecer que, ao se argumentar com tranqüilidade, pureza de intenções e boa vontade, fica muito mais fácil convencer a outra parte. Quem se exaspera costuma perder a razão.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

COMPETIÇÃO, PARA QUE VOS QUERO?

Para mim, o ideal mais bonito que existe é o da harmonia. As pessoas, convivendo em harmonia, são como a música bem estruturada - refletem o doce bem estar de viver. Lindo isso, né não?

Só há um cuidado a tomar: não podemos ficar estagnados, como se fôssemos vacas ruminantes em um campo verdejante - tudo muito harmônico, mas sem qualquer dinâmica. Bom pra pintor, né? A paisagem fica horas sem sair do lugar.

Falando sério, às vezes é preciso lutar, pois o homem se supera e desenvolve as suas capacidades na medida em que é exigido. Até a dor constitui-se num sinal de vida e num estímulo para a superação. Em diferentes fases da história, o homem desenvolveu a ciência pelas necessidades da guerra, descobriu remédios pesquisando a cura de epidemias, arquitetou habitações sofisticadas a partir da busca de proteção para as intempéries.

A competição e as dificuldades impulsionam o progresso, é verdade. Mas podem criar tanta dor e tantas divergências que acabam por impulsionar também o desejo de uma vida mais harmônica, pois não é difícil sentir que o ódio e as agressões causam mal estar e precisam ser substituídos pela cooperação.

Progresso demais enche o saco, essa é que é a verdade!

terça-feira, 5 de julho de 2011

SABER PEDIR

Cedo ou tarde, você vai precisar pedir ajuda. Os fracos, os inseguros tendem a ser excessivamente dependentes dos outros, estão sempre presos à sua insegurança e necessitados de orientação e ajuda externa. Os fortes, por outro lado, tendem à auto-suficiência. Costumam ser orgulhosos demais da sua própria força, dispensam a opinião dos outros e, quando em grandes dificuldades, muitas vezes retardam a solução dos seus problemas porque relutam em recrutar ajuda.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Para obter colaboração é preciso colaborar; para obter bom aconselhamento é preciso demonstrar espontaneidade e estar aberto para ouvir. Portanto, se você encontra dificuldades no início de um empreendimento, pare e reflita um pouco. Não hesite em procurar auxílio. Evite a arrogância dos auto-suficientes. Também não desista no primeiro obstáculo, achando que não vai conseguir, que não é capaz. Da mesma forma que o indivíduo raquítico ganha músculos, peso e força ao se dedicar a exercícios físicos, nossa mente precisa se exercitar pelo poder da vontade e pela prática das tarefas do dia a dia para que ganhemos confiança em nós mesmos, determinação e poder.

Seja igual: colabore e peça ajuda. A solidariedade não é um bicho de sete cabeças.