domingo, 27 de março de 2011

UM VIVA PARA ELIZABETH TAYLOR!

Ela foi considerada a mulher mais linda do mundo, com seus traços perfeitos e olhos cor de violeta. Ganhou dois Oscars e chegou a ser a atriz mais bem paga de Hollywood. Mas, definitivamente, não era uma pessoa feliz. Nasceu em 1932, o que significa que os primeiros tratamentos mais eficientes para a sua bipolaridade só surgiram quando ela já passava dos 40 anos de idade, não sabemos se ela experimentou. Assim como muitos outros, ela compensou o seu transtorno com drogas e alcool, que compartilhou sobretudo com o seu grande amor, Richard Burton, alcoolatra declarado.

Não, apesar de toda a fama, de toda a riqueza, definitivamente Liz Taylor não era uma pessoa feliz. Além do transtorno bipolar, foi acometida por várias doenças, algumas graves, como pneumonia, tumor no cérebro e insuficiência cardíaca, sua causa mortis.

Ela era superlativa em tudo: fez seu primeiro filme aos 4 anos, aos 14 já era a principal estrela infanto juvenil da MGM, aos 18 já tinha conquistado o mundo cinematográfico. Ela teve 8 casamentos, mas seu grande amor, absolutamente passional, foi Richard Burton, com quem se casou 2 vezes. Ele morreu em 1984.

Elizabeth Taylor era um ser humano plural: adotou uma criança, foi super amiga de dois atores gays (Montgomery Clift e Rock Hudson), tomou o marido da Debbie Reynolds, depois se separou e voltou a ser amiga dela, posou de perua depois de velha e, mais importante do que tudo mais, dedicou-se com vigor à filantropia, a ponto de ganhar do Presidente Clinton a Presidential Citizens Medal.

Vai ser bipolar assim lá em Hollywood!

domingo, 20 de março de 2011

A VOZ QUE VEM LÁ DE DENTRO

Não vamos nos esquecer da inteligência emocional.

__ Acho que, imagino que, estou com um sentimento...

Jamais descarte essas mensagens que vêm do coração. Quando você ouve seus sentimentos e consegue racionalizar os “insights”, dificilmente erra.

__ Este não é o homem ideal para mim.

Se você ouvir esta voz vinda do coração, dá pra errar? Só se você for teimosa ou masoquista.

Uma outra hora você tem aquele “feeling” de que tudo vai dar com os burros n’água, acontece muito em trabalhos coletivos. Alguém diz assim:

__ Achei!

E o outro responde:

__ Sem dúvida, o caminho é este.

Daí a pouco a coletividade toda está entusiasmada com a solução encontrada e começa a fazer, freneticamente. Você está ali no meio, envolvido. Mas alguma coisa lhe diz que não é bem assim. Pelo amor ao grupo, pelo espírito de conciliação, seja lá o que for, você é induzido ao erro. Depois não adianta chorar. Reze apenas para ter conserto. E saiba que tudo aconteceu porque você não levou muito a sério, não racionalizou seus sentimentos. Poderia ter chamado a turma aos berros:

__ Gente, mas afinal o que nós estamos fazendo? Já pensaram bem nos objetivos? Já analisaram as conseqüências?

Com um questionamento firme, você poderia ter virado a mesa.

Os criativos são muito bons nesse negócio de “feeling”. Quem me alertou para não ser induzido ao erro foi o Tavito, aquele que compôs “Casa no Campo” com o Zé Rodrix. Quem dava berros homéricos sobre “afinal, o que nós estamos fazendo?” era o Mauro Mattos, um dos melhores redatores publicitários que eu já conheci. Difícil ver um dos dois errar.

domingo, 13 de março de 2011

HORA DE DAR UM TEMPO

Nervosismo não é um negócio saudável. Significa que falta equilíbrio e, para quem perde o equilíbrio, a gente sabe, a chance de cair é grande. O nervosismo pode indicar que você não está satisfeita com a situação. Dor de cabeça, enxaqueca, pode vir tudo junto. Vai daí você pode perder a concentração no trabalho, se desorganizar, dificultar a resolução de problemas, cair de pau em alguém que, às vezes, não tem nada a ver com isso, merda total.

Minha querida, hora de dar um tempo, fechar o computador, ouvir música, ver um bom filme ou procurar o ar livre. E sono, bastante sono.

Se não der certo, médico. Simples assim.

quinta-feira, 10 de março de 2011

PARECE QUE FOI ONTEM

O projeto que eu criei para o Cometa Halley está fazendo 25 anos. Veja os personagens e a Halleymania que foi gerada em http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/Halley.cfm

sábado, 5 de março de 2011

CONTROLANDO A POLARIDADE

Vejamos alguns exemplos, do pólo negativo ao positivo:

ódio, amor;

medo, coragem;

preguiça, disposição;

comodismo, boa vontade;

tristeza, alegria;

egoísmo, altruísmo;

irritabilidade, calma;

impaciência, compreensão;

desarmonia, harmonia;

desequilíbrio, equilíbrio;

orgulho, humildade;

desprezo, interesse;

vingança, perdão;

naturalidade, timidez;

isolamento, sociabilidade;

inconseqüência, precaução;

azar, sorte.

Os pares de opostos podem sempre ser reconciliados. É tudo uma questão de atenção, treino e boa vontade. Imaginemos um termômetro. Existem os pólos frio e quente. Mas não há um ponto no termômetro onde começa o quente e termina o frio. É só uma questão de grau. O que existe é um ponto central em que as forças do calor e do frio estão em equilíbrio. Assim são todas as coisas. À pessoa sábia cabe escolher em que pólo quer ficar. Ou se quer ficar em estado de equilíbrio.

Entre o impulsivo e o extremamente ponderado, ou entre o inconseqüente e o extremamente precavido, talvez seja melhor escolher um grau intermediário. Mas entre o amor e o ódio certamente será melhor optar pelo extremo do amor.

Você pode perfeitamente transmutar um estado em outro, uma atitude em outra. Preste atenção na vida. E use toda a sua energia, toda a sua vontade para passar do pólo negativo para o positivo. Não é tão difícil viver com sabedoria. Nem escapar do que podemos chamar de inferno.

quinta-feira, 3 de março de 2011

QUER SABER COMO A PERERECA TÁ ARDIDA?

Vai lá: http://voteperereca.blogspot.com/

QUANDO A EMOÇÃO SOBE À CABEÇA

A palavra de ordem é considerar que somos todos equivalentes em potencial, respeitar todo mundo, patati, patata.

Porém, como em tudo na vida, há exceção. É quando todas as chances de bom mocismo estão esgotadas e o fulano, do outro lado, insiste em lhe prejudicar. Está na hora do ego arregaçar as mangas. Como dizia meu pai,

__ Hoje eu levantei com a combinação aparecendo!

Escândalo, aqui vamos nós. Para conseguir a paz às vezes é preciso provocar uma guerra. Estou dizendo besteira? Pois é assim que pensam certos militares israelenses. As páginas amarelas de Veja não me deixam mentir. "E seja lá o que Deus quiser." Pelo menos teoricamente, Ele estará sempre do seu lado, se você estiver com a razão. Mas, se você for derrotado assim mesmo, pelo menos não perdeu a chance de dizer poucas e boas para aqueles bandidos todos. Alma lavada!